Domingo, 2 de Dezembro de 2007

2 de Dezembro de 2007 - Comemoração memorável

Após um minuto de silêncio pela partida inesperada de um sócio da Sociedade Filarmónica Recreio Serretense, da família do maestro, João Marcelino Alves Costa, que, por isso, viu-se impossibilitado de estar presente nas comemorações do 134º aniversário da Filarmónica Recreio Serretense, que foi criada a 4 de Dezembro de 1873, e que hoje, dia 2 de Dezembro de 2007, foi marcado pelo lançamento do disco compacto (CD) idealizado por este maestro dedicado - João Costa - e produzido por Porfírio Domingues.

É um CD histórico, repleto de boas imagens para memória futura, com textos que perpetuam um passado de uma música que tem a honra de ser a mais antiga da ilha, em actividade.

Foi para mim uma agradável surpresa e uma grande felicidade ver também a letra de uma das minhas inspirações editada neste CD. A partir de agora a letra "Senhora dos Milagres" ficará a pertencer ao CD comemorativo de mais um aniversário. Não tenho palavras para agradecer esta alegria.

Tive, assim, oportunidade de cumprimentar Porfírio Domingues, produtor deste excelente trabalho inédito na freguesia da Serreta, uma voz simpática e sonante que só conhecia da rádio, e que através de uma pesquisa que o próprio fez na internet foi de encontro à palavra "Serreta" e gostou do que dizem ser hino - Senhora dos Milagres. Quem me dera ouvir a esposa de João Costa, Helena Costa, a interpretar esta letra acompanhada pela filha num video-clip onde o cenário principal seria o Altar de Nossa Senhora... Quem sabe fica a ideia para novo projecto no sentido de levar a Serreta da palavra a um audio-visual complementar.

O som do CD é divinal e tem tudo para esgotar brevemente o stock que estará disponível nos próximos tempos.

João Marcelino não esteve a ouvir o Representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o Presidente da Direcção da Música e o Reitor do Santuário, Manuel Carlos, e a voz inconfundível do apresentador deste dia - Porfírio Domingues, mas tenho a certeza que esteve presente no coração de todos que aplaudiram o Concerto que se seguiu com temas que estavam muito bem ensaiados e fazem jus à sua maestria.

Junto com a alegria senti profunda tristeza pela falta daquele que traz a música e a Serreta no coração...

E se meu pai fosse vivo, contaria hoje 78 anos e estaria muito feliz com esta coincidência festiva. Afinal somos todos uma família... a Família Serretense.

Recordo com saudade os restantes familiares que já partiram para outra dimensão e que também estariam felizes com este evento ímpar. Sem sombra de dúvida que a minha falecida mãe hoje rejubilaria e não deixaria esquecer, tal como eu, outros familiares que estão emigrados (primos e a minha querida madrinha de baptismo) e tantos outros que já conhecem este percurso da Serreta na internet, que fui colocando conforme a voz da inspiração.

Quero agradecer a todos os serretenses que perceberam o quanto estimo o meu torrão natal, incluindo o Presidente da Junta de Freguesia, como representante máximo da alma serretense.

O meu agradecimento em especial vai para o João Marcelino que com gosto, sacrifício e sabedoria ensina os novos músicos onde está incluído o meu benjamim, e desde 1994 rege e mantêm viva a Filarmónica Recreio Serretense.

Um bem-haja para todos!

Rosa Silva ("Azoriana")

PARABÉNS!

 



(Imagens da autoria de Goreti Melo)

índice temático:
publicado por Azoriana às 20:08
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De paradadegonta a 3 de Dezembro de 2007 às 01:48
PARABÉNS, daqui!
Que a festa dure até às tantas...
E quem sabe, se um CD virá a caminho. Era uma grande surpresa.... :D
Cumprimentos
De Azoriana a 4 de Dezembro de 2007 às 15:19
Vou ver o que consigo. Os CD's ainda não me chegaram.
Obrigada pela visita.
De covadaserreta a 3 de Dezembro de 2007 às 04:44
Muito gostei de saber que o aniversario tinha sido bom e gostei de ver as fotos que conheci alguns e vi varios primos
muito obrigada
De Azoriana a 4 de Dezembro de 2007 às 15:21
Não tem que agradecer. Fiz a divulgação com muito gosto.
Abraços

Comentar post

nota de abertura

Neste espaço residem pequenos fragmentos da alma serretense.
Um residente classificou-a como sendo fresca no clima e quente na hospitalidade. É, sem dúvida, uma freguesia fresca, pequena mas com uma grande alma.

É um "Cantinho do Céu", como a autora lhe chamou num dos seus artigos, já publicados no blog original "Azoriana / Açoriana".
Sob o pseudónimo de Cidália Miravento e na capa de "Azoriana", Rosa Silva vai reunindo coisas suas e de outros no intuito de divulgar a freguesia que lhe deu berço - SERRETA.

Bem-vindo à Serreta, a freguesia de Nossa Senhora dos Milagres, do concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira - Açores.
in DI Domingo. Foto de António Araújo

índice temático

a biografia

blogs

da azoriana

in palavras açorianas

jornais e revistas

listas

livro

logo_150_anos

ofertas

outras páginas pessoais

outros autores

página pessoal

serreta

serreta na intimidade

todas as tags

Usuários online usuários online

imagem do cabeçalho editada por DJDiniz

Livro de visitas
Guestbook

selo

Azoriana/Açoriana (II)
Azoriana/Açoriana (II)
@ 2006 - Código

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)

ir para / go to:

Recordando os primórdios ...

Um artigo digno de se ler...

Tradicional tolerância de...

No Diário dos Açores o es...

Memórias de uma Festa - S...

Arquiteto Rodrigo Gonçalv...

A propósito do vídeo de I...

A ponta da Fajã (da Serre...

Maria, ó Mãe dos crentes

Programa das Festas Nossa...

últ. comentários

Muito obrigada Maria João. Bjs
Vejo que continuas a cantar a tua terra, como ning...
Passei por aqui e fiquei gostoso deste blog notici...
Lindo poema! A Última quadra, é de uma beleza e se...
E hoje tive o prazer de cumprimentar o neto do fad...
blogs SAPO

subscrever feeds